quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sgt. Pepper's: 40 anos de história

A música nunca mais seria a mesma

No ano de 1967 surgia o maior álbum da discografia pop mundial. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band nasce e decreta o amadurecimento do Rock. Característico de uma doença inflamada e psicodélica conhecida como anos 60. Sgt Pepper's completa 40 anos sem que nenhum outro álbum conseguisse desbancá-lo do posto de o melhor de todos.
Flores na capa e muitas personalidades estampadas. O disco dos Beatles, produzido por George Martin, leva além de uma mistura de rock com Erudito, lendas até hoje discutidas. Seriam as flores em honra a Paul McCartney morto em um acidente de carro e substituído por um sósia? E onde estariam os rostos de Hitler e Jesus Cristo no meio de tantas caras? Entre tais dúvidas só nos resta a certeza de que a capa demonstra bem as características de uma época: os perturbados e coloridos anos 60.
Musicalmente o oitavo disco dos Beatles só foi possível graças a um toque de ousadia. O álbum apresenta uma sonoridade muito superior à capacidade técnica da época e sua mixagem teve um grande caráter experimental. O rock com influências eruditas, proposto por Sgt. Pepper’s, representa uma fase adulta e não somente rebelde ao Rock’n roll. Sem dúvida a música não seria igual após 1967 e aos quatro garotos de Liverpool.